Gravatá está na rota de grandes eventos institucionais do Brasil. A cidade do agreste de Pernambuco está recebendo, até quarta (05), o 1° Encontro Nacional de Conselheiros Previdenciários e Gestores Públicos, congresso que conta com a participação de mais de 600 profissionais do país.
O evento, que acontece no Hotel Canariu’s, é uma realização da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM), com apoio da Prefeitura de Gravatá, do Instituto de Previdência de Gravatá (IPSEG), da Associação Pernambucana de Entidades Previdência Própria (APPEP) e da Associação Nordestina de Entidades de Previdência Pública (ANEPP).
De acordo com o presidente da ANEPREM, Adilson Carlos Pereira, essa é uma grande oportunidade de haver troca de experiências e aprimorar o trabalho nos municípios. Além disso, ele ressalta a grandiosidade da cidade cicerone do evento nacional. “Gravatá foi escolhida para realizar esse encontro primeiro pela acolhida do prefeito, do IPSEG, que fez questão de nos convidar para fazer aqui, e da estrutura. Tantas qualidades, como o jeito hospitaleiro, a culinária, que escolhemos fazer aqui e tivemos êxito. Esse é um momento histórico porque é o primeiro evento voltado para os conselheiros gestores públicos realizado no Brasil. Esse evento terá uma sequência, em que será realizado em outro estado. Mais de 600 pessoas estão participando aqui e de fato foi excelente. A previdência precisa ser vista com outros olhos. É preciso investir em previdência, em capacitação para que os servidores possam conhecer mais e realizar bem o seu trabalho. É um evento de capacitação para que os conselheiros públicos e gestores públicos possam exercer seu trabalho e com esse evento foi possível trazer essas melhorias que a gestão pública tanto precisa”.
O presidente do IPSEG, José Everaldo Lima, destacou o caráter agregador que esse tipo de evento possui. “A importância desse encontro é a discussão de conhecimento e aprofundamento com relação à previdência. São trocas de experiência, palestrantes que estão trazendo informações recentes no aspecto geral da previdência não só de Gravatá, mas do Brasil e esse encontro proporciona uma aproximação maior entre os conselheiros e gestores, para que juntos possamos fortalecer os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do nosso município, do estado e do Brasil de um modo geral”.
O prefeito Joselito Gomes destacou o potencial de Gravatá em receber esse tipo de evento. “Hoje o Brasil está representado aqui em Gravatá neste encontro inédito, um encontro importante para aprofundamento e de partilha que a cidade recebe com prazer. Os participantes estarão conhecendo um pouquinho mais nossa Gravatá. Com certeza muitos deles estarão retornando para ficar alguns dias conosco. É uma honra para Gravatá sediar esse encontro e vamos seguir adiante, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá apoiou o evento com ação promocional. O receptivo dos participantes ficou a cargo das carismáticas Bonequinhas da Sorte e dos Três Matutos, personagens de teatro de rua que fazem recepção retratando o povo que viajava de trem para vir a Gravatá. Além disso, houve apresentação de forró pé-de-serra no restaurante do Hotel Canariu’s, feira de artesanato e setor de serviços turísticos.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo SECOM
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço
Comments