O Parque de Aventura KarawáTã foi inaugurado oficialmente na quarta-feira (24), após o período de soft open. O momento de celebração contou com a presença de várias autoridades de Pernambuco e de Gravatá, onde o empreendimento está localizado. Entre as autoridades, o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, e os secretários estaduais de Turismo, Rodrigo Novaes, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.
Também foram chamados especialmente para a abertura oficial cerca de 40 crianças, estudantes da rede pública municipal de ensino, da zona rural do município. “A educação ambiental é um dos eixos do Parque Karawátã, voltado para a difusão da importância da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de mata de caatinga, que é a razão de ser desse empreendimento”, explica Paulo Roberto Barros e Silva, arquiteto e urbanista idealizador de Karawátã. A reserva ecológica dispõe de 1 milhão de metros quadrados de caatinga, sendo considerada a maior em área urbana do Brasil, a poucos metros do centro de Gravatá.
O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ressaltou o valor de Karawátã para a atividade turística regional, e seu potencial de atração de turistas de todo o País. “É um equipamento que faltava, e conta com o apoio do Governo do Estado”, disse Novaes. E o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwabach, destacou o modelo de sustentabilidade praticado pelo Parque Karawátã, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Um projeto inspirador, com muito trabalho desde sua implantação, e a partir de hoje, na operação do empreendimento, o Parque de Aventura Karawátã contém atividades de lazer e educação ambiental para todas as idades. Entre os equipamentos, há quatro tirolesas – sendo uma dupla, de 950 metros de extensão – e mais arvorismo, trilhas, Waterball, espaço Kids, arco e flecha, pistas de bike e parede de escalada.
O Parque Karawátã funciona de quinta a domingo, das 9h às 16h.